Sustentabilidade

UM NATAL ECOLÓGICO

Queremos aproveitar este Natal para ajudar-te a ser mais feliz, mas também para ajudar o meio ambiente com um plano sustentável e ecológico. Para nós, é um orgulho afirmar que 20% das peças de roupa do nosso catálogo são fabricadas com algodão 100% orgânico

Temos a obrigação de usar os recursos que temos à disposição de forma responsável

Apostamos pela agricultura ecológica e os cultivos orgânicos.

Quais são as diferenças entre o algodão orgânico e o algodão convencional?

Pegada ecológica

O cultivo convencional do algodão criou uma grande quantidade de variedades de algodão modificadas geneticamente devido à sua sobreexploração. As maiores plantações de algodão estão em países como a China, Índia, Turquia e Estados Unidos, onde a maioria dos químicos que se utilizam poluem o ar e a terra, prejudicando seriamente o ambiente em favor de uma maior produtividade.

Como resultado, a biodiversidade das culturas de algodão sofreu uma grande redução e os ecossistemas destas plantações estão a sofrer transformações que alteram o seu equilíbrio de uma forma preocupante.

O cultivo de algodão orgânico, pelo contrário, não utiliza plantas modificadas geneticamente para que o seu impacto no ecossistema seja o menor possível e os ciclos biológicos se alterem o mínimo possível.

Químicos sintéticos

Além de não utilizar nenhum tipo de modificação genética, o cultivo ecológico do algodão orgânico não utiliza químicos sintéticos tais como pesticidas, fertilizantes ou pesticidas

Este tipo de práticas favorece o equilíbrio dos ecossistemas das plantações ecológicas, uma vez que o respeito pelo ambiente prevalece sobre a produtividade industrial. Por exemplo, as plantações de algodão nos Estados Unidos são obrigadas a cumprir o Programa Orgânico Nacional (NOP). Esta instituição determina os pesticidas orgânicos permitidos para o controlo de pragas, fertilização e gestão de culturas orgânicas.

Produção mundial

Ao ser um cultivo ecológico, a produção de algodão orgânico é limitada, em comparação com os cultivos convencionais. É verdade que a agricultura ecológica tem vindo a crescer em hectares mas, ainda assim, continua a existir uma diferença de produção substancial.

Felizmente, existem algumas iniciativas industriais que já começaram a apostar pelo cultivo do algodão orgânico. Durante os últimos anos, a extensão destes cultivos tem vindo a aumentar de forma significativa e, além disso, também se reduziu em 90% a utilização de químicos sintéticos nestas áreas.

Depende de nós que, no futuro, o ambiente em que vivemos seja, pelo menos, tão habitável como agora. Como tal, devemos utilizar os recursos que temos à disposição de forma responsável.

Feliz Natal!